Como ficar anônimo online? Um guia aprofundado

O anonimato online permite que você use a internet livremente, sem a preocupação de ser rastreado ou hackeado. Saiba mais sobre como ficar anônimo online e usar uma VPN.

Ficar anônimo online: como funciona e por que você deveria

Por que você deveria ficar anônimo online?

Você acha que não tem nada a esconder na internet? Pense de novo. Além do fato de grandes empresas ganharem dinheiro com seu comportamento online, você também está vulnerável a hackers que tentam roubar seus dados confidenciais. Há muita coisa que pode dar errado quando você navega na internet totalmente exposto. É hora de aprender tudo sobre privacidade online!

A navegação na web pode fazer você pensar que está completamente anônimo, mas a verdade é que não está. Mesmo quando você não compartilha nenhuma informação pessoal, sua privacidade online não é evidente. Por que não? Porque seu histórico da internet está vinculado ao seu dispositivo e endereço IP.

Você pode comparar o seu endereço IP ao seu endereço residencial. É um número exclusivo que está vinculado à sua conexão com a internet. Consequentemente, tudo o que você faz online pode ser rastreado até esse endereço. E isso é algo que você não deve necessariamente querer.

Vaca leiteira virtual

Você pode pensar que não tem nada a esconder quando está online. Afinal, você não está fazendo nada de errado, certo? Como a maioria das pessoas, você nem sempre está ciente da importância de não ser rastreável online. É por isso que você não reflete sobre segurança na internet e sobre o fato de grandes empresas ganharem muito dinheiro usando seus dados pessoais.

Mas a privacidade online não é importante apenas para jornalistas de pesquisa que querem ter acesso a sites bloqueados em países opressores. Ou para ativistas e denunciantes que querem expor corrupção ou escândalos. Também é importante para você.

Você já se perguntou por que os anúncios do Facebook ou os resultados de pesquisa do Google se encaixam perfeitamente nas suas preferências? Isso ocorre porque os provedores de internet e empresas de tecnologia como o Google monitoram seus hábitos de navegação e vendem seus dados aos anunciantes. Eles coletam seus dados online e os vendem para outras empresas que, em troca, te bombardeiam com anúncios irritantes.

Você ficaria surpreso com o quanto essas empresas sabem sobre você. Para elas, você é um enorme banco de dados cheio de informações que podem ser vendidas. Dinheiro é feito com o que você faz e vê online.

Você quer mesmo ser uma vaca leiteira virtual para o Facebook?

Paraíso dos hackers

E tem mais. Hoje em dia, tendemos a esquecer a quantidade de dados que compartilhamos online. Mas temos que estar cientes de que vivemos numa sociedade em que somos quase desamparados sem a internet. Estamos constantemente online, alimentando a internet com dados confidenciais, como números de cartão de crédito, credenciais da sua conta bancária, e-mails comerciais e declarações de impostos.

Porém, há um problema. Quando você se conecta à internet, seus dados são enviados por meio de uma rede desprotegida. Subsequentemente, eles podem ser facilmente atacados por hackers. Se esses hackers conseguirem seus dados, eles podem alterar suas senhas, excluir arquivos confidenciais e criar contas falsas. Eles também podem infectar seus sistemas com spyware e ransomware, o que os permite roubar continuamente seus dados ou até mesmo bloquear seu computador e os arquivos mais importantes.

Agora imagine que você é um empreendedor trabalhador. Pesquisas na Holanda mostram que um em cada oito empreendedores, em algum momento, terão que lidar com crime cibernético: mesmo aqueles que pensam que estão totalmente preparados e protegidos. Como um fotógrafo, que usou software de segurança, mas ainda assim foi hackeado. No processo, ele perdeu todas as suas fotografias e, portanto, todo o seu capital de giro.

Resumindo, se você não tomar medidas preventivas de alto nível, os hackers podem colocar as patas sujas nos seus dados. E eles o farão se tiverem a chance.

Como ficar anônimo online

Existem várias maneiras de ficar anônimo online. Você pode tentar usar apelidos, usar um endereço de e-mail irreconhecível, usar pseudônimos ou ser muito criativo ao usar todos os tipos de nomes de usuário diferentes. E mudá-los a cada poucas semanas, é claro.

Mas esses truques habilidosos não se comparam a estas duas soluções de primeira linha: usar um navegador anônimo e usar uma VPN (rede privada virtual).

Uma VPN torna a conexão com a internet mais segura e ajuda você a ficar invisível na internet. No minuto em que você instala uma VPN, sua presença online é protegida e ninguém pode rastrear suas atividades até seu laptop, computador ou smartphone. As empresas não podem usar seus dados para ganho próprio e os hackers não podem interceptar seus dados e excluir arquivos, alterar senhas nem infectar seus dispositivos com software malicioso. Parece a melhor solução, não é?

Como funciona uma VPN?

Uma VPN é a ferramenta de proteção online mais poderosa. Ela mantém o seu comportamento de navegação invisível e garante uma experiência de navegação anônima. Ao usar uma VPN, você se conecta à internet por meio de um servidor VPN. Esse servidor envia todos os seus dados por um túnel criptografado, o que torna seu endereço IP e localização invisíveis para todos. Esse túnel criptografado garante que nenhum hacker possa acessar seus dados.

Acesso total aprovado

Você luta com sites bloqueados que exigem que você compartilhe sua localização? Não se preocupe, uma VPN falsifica sua localização, o que significa que os sites não podem rastrear o endereço IP real e o local de onde você está navegando. Acesso a todo conteúdo aprovado!

Bloqueio de ameaças conhecidas

Alguns serviços de VPN também ajudam a prevenir ameaças online, garantindo que você navegue na web com segurança. Eles bloqueiam sites que hospedam malware e golpes de phishing. E bloqueiam anúncios em todos os sites, o que acelera sua experiência de navegação.

Maratone séries!

Problemas de armazenamento em buffer também podem ser corrigidos usando uma boa VPN, o que pode ser útil quando você sofre com baixas velocidades de conexão durante jogos ou usando o YouTube e outros sites de streaming.

Uma VPN também dá acesso a dispositivos de streaming online, caso você queira desesperadamente se divertir com aquela série sem assinar a Netflix. Não estamos dizendo que você deveria, no entanto. Mas enfim.

Como funciona? Digamos que você adore maratonar séries na Netflix, mas percebeu que alguns dos seus programas favoritos não estão disponíveis no seu país. Então você pode usar uma VPN de streaming para alterar sua localização. Isso torna possível assistir a um programa bloqueado geograficamente na Netflix enquanto você está em outro continente.

Também funciona ao contrário. Digamos que você esteja no exterior e não consiga assistir a determinados serviços de streaming. Fazer streaming ao usar uma VPN pode fazer parecer que você está no conforto da sua casa.

Proteção contra hackers

Uma VPN oferece a melhor proteção contra violações porque você é o único que possui a chave dos dados no túnel criptografado. Se um hacker de alguma forma ainda conseguir acessar os dados, não há muito que ele possa fazer com isso. Os hackers precisam vincular várias fontes de dados para usá-los indevidamente de fato. E esse jogo fica muito mais complicado quando você usa uma VPN.

Isso não significa que você nunca possa ser atacado se estiver usando uma VPN, no entanto. Embora uma VPN proteja você de conexões e sites maliciosos, ela não pode salvá-lo de suas próprias atitudes impensadas. Você ainda deve ter cuidado, então não jogue fora suas senhas nem baixe qualquer malware você mesmo. As pessoas são e continuam sendo a principal razão pela qual os sistemas são hackeados.

Qual VPN usar? NordVPN, é claro!

NordVPN é um dos fornecedores mais populares, e por boas razões. Compilamos algumas delas abaixo.

  • Segurança: a NordVPN usa criptografia AES de 256 bits, que é a criptografia mais segura do mundo. Há um número quase infinito de códigos possíveis que um hacker precisaria para decifrá-la. Seus dados ficam perfeitamente seguros, assim como os dados de algumas agências governamentais que usam a NordVPN para ocultar informações ultrassecretas. Além do mais, a NordVPN atribui a você uma nova chave quando você faz logon, como se você fosse um novo usuário a cada vez. Todos os dados e atividades de navegação de suas sessões online anteriores são completamente eliminados: um novo começo, de fato.
  • Política de proibição de registros: embora uma VPN mantenha seu comportamento na internet oculto para o mundo exterior, seu comportamento ainda é conhecido pelo provedor de VPN, é claro. Isso não precisa ser um problema, mas alguns provedores usam registros de dados, o que significa que eles rastreiam seus dados e às vezes permitem que eles sejam usados por quem estiver disposto a pagar por eles. Se você quiser ficar realmente invisível online, é evidente que você deve usar uma VPN que mantenha uma política rígida de proibição de registros. Como a NordVPN. Eles não coletam nem armazenam nenhum registro da atividade do usuário.
  • Kill switch: um kill switch é uma segurança à prova de balas. É a última linha de defesa para proteger seus dados contra exposição indesejada. Na verdade, é uma das melhores maneiras de se manter seguro online, e adivinhe? A NordVPN o integrou automaticamente ao seu provedor. O que um kill switch faz? Quando sua conexão é comprometida ou desconectada, ele bloqueia todo o tráfego que sai do seu laptop ou computador. Dessa forma, não há chance de seu endereço IP nem solicitações de DNS vazarem. Um kill switch não afeta a qualidade da sua conexão, então você pode ativá-lo permanentemente com facilidade. Uma grande vantagem? A NordVPN permite que você controle quais aplicativos são bloqueados durante uma conexão comprometida. Isso significa que o kill switch bloqueia todos os apps arriscados durante uma falha de conexão VPN, permitindo que você continue online.
  • Velocidade: com a NordVPN, você não troca velocidade por segurança. Mesmo que todos os seus dados permaneçam seguros por trás de uma parede de criptografia inovadora, a velocidade de streaming, navegação e jogo ainda dispara. Eles têm um recurso de conexão rápida que torna fácil ficar online. Esse recurso encontra automaticamente os servidores com os níveis de velocidade mais rápidos e conecta você a eles.
  • Proteção contra vazamentos: a proteção contra vazamentos é, obviamente, um dos recursos mais importantes de uma VPN. Se uma VPN tem falhas de software ou falhas na segurança do navegador, seu endereço IP, solicitações de DNS e todos os seus dados de navegação ainda ficarão abertos para qualquer hacker encontrar e usar. A NordVPN tem um dos melhores recursos de proteção contra vazamentos, que impede qualquer exposição indesejada.
  • Bloqueador de anúncios: sim, a NordVPN também tem um bloqueador de anúncios de alto nível, que bloqueia anúncios e pop-ups irritantes e mantém você protegido contra rastreadores, golpes de phishing e perfis online. É algo essencial para se ter hoje em dia e, felizmente, a NordVPN tem um dos melhores disponíveis embutido em seu app. Ele ainda mantém o YouTube livre de anúncios irritantes que fazem você esperar anos para que as páginas carreguem.

Então, experimente a NordVPN! Eles oferecem um excelente custo-benefício e ofertas de até 70% de desconto.

Como usar a NordVPN?

Instalar a NordVPN é uma jornada realmente intuitiva. Seus apps móveis e para desktop são baixados rapidamente e a configuração é bastante simples. São apenas três etapas que você deve seguir, portanto, toda a operação provavelmente levará menos de cinco minutos.

  1. Baixe o app da VPN: selecione sua assinatura e baixe o app de sua preferência. Se você estiver fazendo download para o seu telefone celular, basta ir ao Google Play ou à App Store e pesquisar por "NordVPN". Se você estiver fazendo download para o seu computador, vá para a página de download da NordVPN e clique em Download.
  2. Configure sua VPN: quando você estiver no menu principal, basta tocar em "Inscrever-se" para criar uma nova conta. Não se esqueça de escolher uma senha forte para sua conta VPN.
  3. Conecte-se a um servidor VPN: quando você terminar de se inscrever, o botão "Conexão rápida" será apresentado. Esse recurso ajuda você a encontrar automaticamente o melhor servidor disponível. Você também pode clicar no pino de um país ou rolar a lista de servidores e escolher manualmente o servidor ao qual deseja se conectar.

Dessa forma, você pode alternar facilmente as localizações e sempre usar os servidores mais adequados para você. Não se esqueça de adicionar seus servidores preferidos à sua lista de favoritos!

Deseja personalizar suas configurações para que sua NordVPN funcione perfeitamente de acordo com suas preferências? Então clique no ícone de engrenagem, onde você pode facilmente ligar e desligar recursos.

Pequeno conselho nº 1: mantenha o kill switch sempre ligado!

Pequeno conselho nº 2: crie o hábito de se conectar à VPN sempre que iniciar o dispositivo!

VPN anônima – resumindo!

Esperamos ter te convencido da necessidade de uma atitude online sensata. Novamente, você não precisa ser um denunciante, um ativista político nem um civil de um regime opressor para querer manter sua identidade privada. O anonimato online é importante para todos nós.

Mundo real

Não apenas porque uma boa VPN bloqueia todos os anúncios e pop-ups irritantes que reduzem a velocidade da sua conexão com a internet. E não apenas porque vivemos numa sociedade em que somos virtualmente desamparados sem a internet: somos quase forçados a jogar nossos dados mais confidenciais na world wide web, onde eles ficam vulneráveis a quem quiser usá-los em benefício próprio.

Mas também porque existe uma certa beleza em permanecer anônimo. No mundo real, não sairíamos correndo e compartilharíamos os números de nossas contas bancárias com quem quisesse ouvir. E consideraríamos um pouco suspeito se algum estranho nos seguisse até nossa casa. Especialmente se esse estranho soubesse tudo sobre nossos interesses, provações e tribulações.

Isso seria assustador, certo? Mas, de certa forma, é exatamente isso que acontece online. Há muita coisa que você pode dizer ao examinar o histórico de navegação de outra pessoa. Basta perguntar às grandes empresas: elas fazem exatamente isso se você lhes der a chance.

Não tem nada a esconder? Tem, sim

OK. Você pode não ter nada a esconder porque não fez nada de errado. Mas esse não é o ponto. Pode chegar um momento em que você tenha algo a esconder. Algo que você não queira que apareça, algo que você não queira que outras pessoas saibam. E é seu direito e responsabilidade não permitir que olhos curiosos vejam. Quando você diz que não tem nada a esconder, basicamente diz que é normal e correto que o governo vigie sua presença online. Ou que grandes empresas usem todos os seus dados pessoais para formar um perfil mais amplo de quem você é. Não é.

E se não é sobre você, é sobre os outros. Em qualquer caso, uma forte proteção da privacidade é uma questão de solidariedade. A internet em geral, e as redes sociais em particular, tornam extremamente fácil monitorar, armazenar e rastrear os dados do usuário. Muitas pessoas sofrem com isso.

Vamos tornar isso um pouco mais difícil. E usar uma VPN.

Enviar uma mensagem de texto
Leia mais sobre mensagens de texto