Como enviar e-mails anônimos

Evite que seus e-mails privados caiam nas mãos de estranhos. Leia mais sobre como manter sua caixa de correio segura enviando e-mails anônimos!

Um guia detalhado sobre como enviar e-mails anônimos online

Você costuma enviar e-mails com conteúdo confidencial? Provavelmente sim. Esses e-mails estão protegidos de olhares indiscretos? Provavelmente não.

Há uma boa chance de que outras pessoas, além do destinatário, estejam usando ferramentas para vasculhar suas informações pessoais. Existem várias soluções simples se você quiser manter sua caixa de correio mais privada. Como mudar para um provedor de e-mail seguro.

Por que você precisa enviar e-mails anônimos?

Você nunca deve ter parado para pensar nisso, mas grandes provedores de e-mail comerciais, como Google e Yahoo, não se preocupam muito com sua privacidade. Especialmente quando se trata de acesso de anunciantes e terceiros. Esses provedores geram receita com anúncios, portanto, seus hábitos de navegação e compra significam dinheiro para eles.

O Google, por exemplo, deu a terceiros acesso total aos e-mails dos usuários e permitiu-lhes rastrear todas as compras para que pudessem identificar clientes em potencial. O Yahoo fez a mesma coisa e foi simultaneamente pego digitalizando e-mails para agências de vigilância dos Estados Unidos. Bela proteção da sua privacidade.

A solução para toda essa bisbilhotice? Honestamente, nem sempre existe uma. Mas há várias coisas que você pode fazer para manter sua correspondência online privada e indetectável.

O que é um e-mail anônimo?

Um e-mail anônimo é um e-mail que esconde a identidade do remetente. Isso significa que ele nunca poderá ser rastreado. Com a maioria dos provedores de e-mail comerciais, esse não é o caso. Porque eles podem expor seu endereço IP, tornando mais fácil para os hackers encontrarem sua cidade, estado e provedor de serviços de internet.

Certo, pode não ser um problema se você estiver apenas enviando mensagens casuais, mas e se você também estiver comunicando informações confidenciais por e-mail? Como números de CPF, cartão de crédito e conta bancária?

E há mais razões para querer manter suas mensagens de e-mail completamente indetectáveis. Você pode se encontrar numa situação em que precise denunciar um crime, fraude ou comportamento indecente de seu chefe ou colega de trabalho, por exemplo.

Você não vai querer que informações como essas caiam nas mãos erradas. Portanto, se quiser evitar isso, há basicamente duas coisas que você pode fazer. Usar um e-mail temporário descartável ou configurar uma conta de e-mail anônima que seja secreta, sem nome e sem conexão aparente com você.

Diferença entre e-mail temporário e e-mail anônimo

Há uma diferença entre um e-mail temporário e um e-mail criptografado anônimo. Um serviço de e-mail criptografado funciona como um serviço normal, com uma diferença principal: as mensagens são convertidas num código secreto para evitar que entidades não autorizadas acessem seu conteúdo.

Essa criptografia de ponta a ponta geralmente cobre todos os seus e-mails, caixa de entrada e lista de contatos. Ele garante que ninguém possa espionar e ler seus e-mails, incluindo o próprio provedor de serviços, em alguns casos. Existem vários provedores de e-mail criptografado confiáveis e seguros; vamos discuti-los abaixo.

Um e-mail temporário é algo que você usa temporariamente. É um endereço de e-mail descartável que permite enviar uma mensagem e que posteriormente encaminha todas as respostas recebidas para sua caixa de entrada existente. Dessa forma, os destinatários nunca saberão que foi você quem enviou o e-mail, mas você receberá os e-mails deles.

Mais importante, os e-mails temporários funcionam como uma camada de proteção na sua caixa de entrada. Eles são geralmente usados para se inscrever em boletins informativos ou fazer compras online e protegem você contra spam indesejado ou violação de dados de hackers que encontram um ponto fraco na sua conta de e-mail.

Como enviar um e-mail anônimo?

Se você quiser enviar um e-mail anônimo, provavelmente é mais fácil criar uma nova conta de e-mail. Claro, você pode simplesmente criar um e-mail novo e falso usando o Google ou o Yahoo, mas isso não resolverá o problema de esses serviços ainda serem capazes de acompanhar seus movimentos online.

Uma das primeiras coisas que você deve fazer é manter hábitos de navegação sensatos, o que significa navegar anonimamente. Suponha que você queira navegar na web de forma privada. Nesse caso, você precisa configurar uma VPN (rede privada virtual) e combiná-la com algo como um navegador Tor, o que torna seus rastreamentos online virtualmente impossíveis de rastrear usando vários servidores e rotas para o seu tráfego.

Em segundo lugar, você pode configurar uma conta de e-mail que suporte criptografia SSL (Secure Sockets Layer). SSL é a criptografia básica que você pode usar para impedir que outras pessoas espionem seu comportamento online. Sua conta de e-mail é criptografada quando você vê HTTPS no URL, e grandes provedores de e-mail, como Gmail e Yahoo, oferecem suporte a HTTPS.

Embora o SSL seja ótimo para navegação na web, ele não pode manter a sua correspondência de e-mail totalmente oculta. Nesse caso, a única coisa que funciona é um serviço de e-mail seguro. Claro, esses serviços ainda podem manter um registro com seu endereço IP e outras informações, mas vários serviços confiáveis respeitam sua privacidade e não coletam seus dados.

Outra opção é o Pretty Good Privacy (PGP). Este é um sistema de criptografia usado principalmente para enviar mensagens criptografadas entre duas pessoas. Ele oferece uma camada extra de segurança para todas as suas mensagens de e-mail.

Como funciona o PGP: Você tem uma chave pública para criptografar mensagens e uma chave privada para descriptografar mensagens. Quando você envia uma mensagem, ela é primeiro criptografada em texto ilegível usando uma chave pública. Essa mensagem é então enviada ao destinatário, que possui uma chave privada para desbloqueá-la e descriptografá-la para que ela possa ser lida em seu dispositivo. Dessa forma, você pode se comunicar de forma privada online por e-mail.

As melhores contas de e-mail anónimas

É importante permanecer anônimo online. Estes serviços de e-mail anônimo são sua aposta mais segura ao se envolver em comunicações por e-mail não rastreáveis. A maioria desses serviços fornece criptografia de ponta a ponta, exclusão automática de e-mails, endereços IP bloqueados e proteção por senha de sua conta de e-mail anônimo.

Eles exigem pouca ou nenhuma informação pessoal e geralmente são bastante acessíveis. Além disso, eles têm recursos e ferramentas diferentes para melhor atender às suas necessidades específicas.

Listamos abaixo alguns dos melhores serviços que criam endereços de e-mail sem nome e não identificáveis para você.

1. Protonmail

Este é um serviço baseado na web que fornece mensagens totalmente criptografadas. O ProtonMail garante que ninguém tenha acesso aos seus dados, nem mesmo a própria empresa, que nem mesmo pede informações pessoais quando você se inscreve. Você também pode criar mensagens autodestrutivas e determinar você mesmo o tempo de vida delas.

Você pode obter uma conta de 500 MB de dados gratuitamente, com a qual pode enviar até 150 mensagens por dia. Pagando quatro euros por mês, você tem acesso a recursos avançados. Uma das razões pelas quais o ProtonMail tem uma pontuação tão alta no anonimato é a integração com o navegador Tor. A única desvantagem? O Protonmail pede seu número de celular para criar sua conta.

2. Mailfence

O Mailfence oferece alguns recursos de segurança excelentes para manter suas mensagens de e-mail anônimas para terceiros e até mesmo para a própria empresa. Eles garantem nenhum spam nem rastreamento, além de o governo não ter nenhum acesso.

Eles funcionam com e-mails assinados digitalmente que garantem ao destinatário que a mensagem foi realmente enviada por você. Além disso, eles oferecem um recurso de chaves OpenPGP que permite criar, importar, publicar e gerenciar essas chaves.

3. Secure Mail

Este serviço criptografa seu e-mail com uma chave de 4096 bits e criptografia SSL. Dessa forma, suas mensagens não podem ser lidas por ninguém além de você. Eles também não registram seu endereço IP, o que significa que não armazenam nenhuma das suas informações identificáveis e não podem repassá-las a governos nem anunciantes.

Além disso, ao criar uma conta do Secure Mail, você não precisa compartilhar nenhuma informação pessoal, como número de celular.

4. Guerrilla Mail

Este é um ótimo provedor de e-mail criptografado que ajuda você a enviar mensagens de e-mail temporárias e descartáveis. Como usuário, você recebe um endereço de e-mail aleatório que permite enviar e receber mensagens. Você pode fornecer o endereço de e-mail a todas as pessoas ou serviços em que não confia e verificar as mensagens recebidas no Guerrilla Mail para validá-las ou excluí-las.

Uma de suas melhores características são as mensagens com cronometragem automática, o que significa que cada mensagem é salva por uma hora, após a qual é destruída. Dessa forma, você mantém sua caixa de entrada pessoal livre de spam e e-mails indesejados, além de ter a chance de manter comunicações confidenciais ocultas, se desejar. O Guerrilla Mail é acoplado ao navegador Tor, garantindo a você invisibilidade virtual.

5. Trashmail.com

Se você deseja ter mais controle sobre suas mensagens e caixa de correio temporária, talvez o TrashMail.com seja o serviço para você. Você pode criar um novo e-mail a partir de várias opções de domínio, após o qual o Trashmail.com o encaminha para o seu endereço de e-mail normal. Você determina por quanto tempo.

Você pode criar quantos endereços de e-mail desejar. E se desejar encaminhamento ilimitado, você paga um preço relativamente baixo por ano.

6. NordVPN

O NordVPN é um serviço de VPN global que garante uma conexão segura com a internet ao navegar online. Sempre há grandes ofertas no site com descontos de até 70%. O NordVPN garante uma experiência de navegação livre de anúncios e também protege você contra sites que hospedam malware.

Como receber um e-mail anônimo?

Tudo depende do serviço que você está usando. Se você optar por um serviço de e-mail anônimo temporário, como Guerrilla Mail, você receberá seus e-mails nessa conta de e-mail descartável. Você pode verificá-los, validá-los ou excluí-los e, após uma hora, suas comunicações serão destruídas. Alguns serviços encaminham as respostas e mensagens que você recebe para sua conta de e-mail normal.

Se você só precisa receber e-mails e não enviá-los, o Trashmail é um dos melhores serviços existentes. Como um provedor apenas de caixa de entrada, ele oferece até 25 e-mails descartáveis de 16 domínios diferentes. Como ele filtra spam, ele garante que apenas as mensagens mais relevantes acabem na sua caixa de e-mail anônima temporária. Você pode decidir por quanto tempo deseja que sua conta "viva", após o qual ela será totalmente apagada automaticamente.

Enviar um e-mail anônimo com um anexo

Vários serviços permitem que você envie e-mails anônimos com anexos, como o Guerrilla Mail. Esse serviço permite que você anexe um arquivo ou imagem à sua mensagem se ela tiver menos de 15 MB.

Como permanecer anônimo ao enviar e-mails anônimos

Já falamos sobre isso antes, mas além de usar um provedor de serviço de e-mail anônimo, você deve pensar em instalar uma VPN confiável (como NordVPN) ou o navegador Tor. Dessa forma, você manterá seu endereço IP oculto e sua identidade segura ao enviar um e-mail ou navegar na web.

Uma VPN criptografa sua conexão e roteia todo o tráfego por meio de um servidor intermediário. Isso oculta seu endereço IP e localização, para que suas atividades online permaneçam privadas. Você deve entendê-lo como um túnel seguro entre o seu dispositivo e o servidor VPN.

O Tor faz a mesma coisa passando sua conexão por nós de rede para manter sua identidade e localização ocultas.

Quer saber mais sobre as vantagens das VPNs para permanecer anônimo online? Então certifique-se de ler nosso artigo sobre VPN aqui.

Enviar uma mensagem de texto
Leia mais sobre mensagens de texto